Robots de ordenha

O leite vem de uma vaca, como já sabes. Mas sabias também que uma vaca leiteira é ordenhada pelo menos duas vezes por dia? Tradicionalmente, isso era feito de forma manual, mas agora existem máquinas de ordenha e até robots de ordenha. A Ana e o Dani contam-te tudo.

Tipos de ordenha

Num estábulo tradicional, as vacas leiteiras são ordenhadas em horários fixos. O produtor coloca nas tetas da vaca as teteiras, que extraem o leite. Estas teteiras imitam a forma como o vitelo mama, para não incomodar a vaca. O leite vai diretamente para um recipiente refrigerado, de onde os camiões da fábrica de laticínios o recolhem. Fantástico, não é?

Mas também existem robots de ordenha, que tornam tudo completamente automático. Normalmente, as vacas passam o dia no seu estábulo e, quando sentem que o seu úbere está cheio de leite, dirigem-se ao robot de ordenha. Este reconhece a vaca através de um sensor no seu colar e sabe exatamente se já é hora para a ordenhar. O robot conecta as teteiras ao úbere para recolher o leite, proporcionando à vaca um alimento delicioso ao mesmo tempo. Após a ordenha, as teteiras são lavadas e desinfetadas com vapor. Não se parece muito com o típico robot, mas ajuda bastante o produtor no seu trabalho.

 
 

Ainda mais leite

As vacas gostam de ser ordenhadas porque quando acumulam muito leite, começam a sentir desconforto. Ao usar um robot de ordenha, o produtor consegue obter até mais 10% de leite. A maioria das vacas aprende rapidamente onde encontrar o robot de ordenha porque elas gostam da ração que este lhes fornece enquanto as ordenha. Algumas vacas são mais lentas para encontrar o caminho para o robot por elas mesmas, e então o produtor tem de "tocá-las", o que significa ajudá-las a encontrar esse caminho. Uma vaca consegue encontrar o robot de ordenha num raio de 400 metros, embora habitualmente este esteja bastante mais perto. Muito inteligente!



Como criar um projeto interessante.

Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.