Um olhar para o interior da nossa cozinha
A nossa fábrica é, na verdade, uma enorme cozinha. Os ingredientes, que no nosso caso chamamos de "matérias-primas", entram na fábrica por um lado e pelo outro sai a ração, em forma de farinha ou de granulado.
1. Os ingredientes
As matérias-primas chegam à fábrica de camião. Os cereais vêm dos armazéns dos agricultores ou dos barcos que transportam matérias-primas para os portos.
Interessa-te saber quais são as matérias-primas mais comuns?
2. Matérias-primas de qualidade
Antes de armazenar as matérias-primas, verificamos primeiro a sua qualidade. Se forem adequadas, as matérias-primas são armazenadas em silos (depósitos muito altos e grandes). Assim como guardamos o arroz e a massa em recipientes separados, cada matéria-prima tem o seu próprio silo.
3. Verificar a fórmula
Da mesma forma que um cozinheiro segue uma receita, os cozinheiros da De Heus seguem uma fórmula para fabricar as rações. Dessa maneira, podem ser elaboradas rações com os ingredientes certos e nas proporções corretas para que os animais da quinta recebam uma dieta equilibrada que lhes permita crescer saudáveis.
Como é necessário fabricá-las em grandes quantidades e considerar muitos aspectos, os nossos cozinheiros, em vez de utilizarem receitas convencionais, trabalham com computadores que calculam, através de fórmulas, a proporção mais adequada e a quantidade exata de todos os ingredientes da ração.
4. Misturar tudo
5. Prensar em forma de grânulos.
Esta mistura passa para a linha de granulação. Chama-se linha de granulação porque a mistura é pressionada através de uma placa com pequenos orifícios (semelhante a quando se molda plasticina com moldes). Assim, são obtidos grânulos de ração que ainda estão muito quentes, pois estão acabados de cozinhar. Este calor ajuda a melhorar a digestibilidade e a qualidade das rações.
6. Retorno ao silo
Depois da ração granulada arrefecer, é transportada de volta para um silo da fábrica através de uma correia transportadora. E aí fica armazenada até o momento de ser carregada nos camiões.
7. Um último controlo
Antes de entregar a ração já elaborada para a quinta, alguns dos grânulos de ração são analisados para garantir que sua composição e qualidade estejam corretas. Dessa forma, a ração está pronta para ser entregue na quinta.
8. Carregar a ração no camião
O motorista estaciona o camião sob o túnel de carga. Na quinta, vivem animais de diferentes idades que necessitam de rações diferentes, por isso os camiões têm vários compartimentos para transportar diferentes rações de uma só vez para a quinta.
Descobre aqui porque cada tipo de animal precisa da sua própria ração.
O computador sabe exatamente qual o tipo de ração que deve ser colocada nos diferentes compartimentos do camião. O motorista abre as comportas correspondentes aos compartimentos que precisam de ser preenchidos. Uma vez cheios, as comportas são fechadas e o camião transporta a ração até à quinta onde estão os animais.
9. No silo da quinta
Uma vez carregada a ração no camião, o motorista partirá em direção à quinta. Sabias que temos muitos camiões nas estradas todos os dias para levar toda a ração que fabricamos aos nossos clientes? Quando chega à quinta, a ração é transportada através de uma mangueira até ao seu próprio silo, onde é armazenada até ser consumida pelos animais.
Como criar um projeto interessante.
Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.