Um bom ovo

Sabias que em Portugal são produzidos mais de 2 mil milhões de ovos por ano? 2.000.000.000... são muitos zeros! A Ana e o Dani estão ansiosos para te contar mais sobre os ovos de galinha. Queres ouvir o que têm para dizer?

Sabias que...

Cada português consome perto de 200 ovos por ano, em média. Não apenas sozinhos, na forma de ovos estrelados, mexidos ou cozidos, mas também em diferentes receitas culinárias. 

Formas e tamanhos dos ovos

Há 2 tipos de ovos:

  1. Ovos de mesa: são os ovos que comemos em casa. Têm alguns requisitos de qualidade especiais.
  2. Ovos de indústria: são os ovos que se usam para fazer bolachas, bolos e até champô!

Há ovos com diferentes tamanhos, como a roupa. Um ovo pequeno é S (Pequeno), depois há M (Médio), L (Grande) e XL (Extra Grande). Se quiseres comprar um ovo no supermercado, irás encontrar vários tamanhos diferentes de ovos. 

A clara, a gema e as cores do ovo

Um ovo é constituído principalmente por aquilo a que chamamos clara de ovo. Esta é a parte clara e branca do ovo que fica branca quando o fritamos ou cozemos. A gema é a parte amarela ou laranja do ovo. Se o ovo for fecundado, a gema serve de alimento ao pinto. Nas galinhas poedeiras, o ovo nunca é fecundado.

Por vezes a gema é amarela e outras vezes é cor de laranja. Isto é determinado pela alimentação do animal. A quantidade de milho que a galinha come também afecta a cor da gema. Em Portugal, gostamos de uma gema muito, muito cor de laranja, nos Países Baixos, comemos ovos com uma gema entre o amarelo e o cor de laranja e, na Alemanha, preferimos uma gema cor de laranja. 

  • Imaginavas que um simples ovo podia ter tantas partes diferentes?

Sabias que a alimentação das galinhas biológicas não afecta a cor da gema? A gema de um ovo biológico é sempre amarela.

Os números dos ovos de 0 a 3

Cada ovo tem um código impresso na casca que nos diz de onde o ovo veio e o tipo de vida que a galinha teve. O primeiro dos números indica-nos o tipo de galinheiro em que a galinha vive. Há quatro tipos possíveis:

  • Número 3: Um ovo de galinhas criadas em gaiola, que provém de galinhas poedeiras criadas em galinheiros com gaiolas grandes. As gaiolas devem ter mais de dois metros quadrados, com espaço suficiente para cada galinha. O fundo é feito de rede, para que os excrementos da galinha caiam através dela e para que ela não tenha de andar ou sentar-se nela. Existem também poleiros (barras para se sentar) na gaiola e caixas de nidificação para as galinhas porem os ovos.
  • Número 2: Um ovo de galinhas criadas no solo provém de uma galinha que vive num galinheiro com espaço para se movimentar. As galinhas gostam de procurar alimentos e as galinhas de aviário têm muito espaço para o fazer dentro de casa. Há muita palha no chão, que elas podem debicar e arranhar.
  • Número 1: Um ovo de galinhas criadas ao ar livre provém, como o nome indica, de uma galinha criada ao ar livre. O galinheiro em que vive uma galinha criada ao ar livre tem aproximadamente o mesmo tamanho que o de uma galinha criada no solo. No entanto, as galinhas criadas ao ar livre podem sair durante o dia e usufruir de muito espaço. A área exterior está coberta de relva e de árvores.
  • Número 0: Um ovo biológico, posto por uma galinha especialmente alimentada com ração biológica. As galinhas dispõem de mais espaço e luz natural no galinheiro e podem sair durante o dia, no interior ou no exterior.

Ovos com Ómega-3

Até existem ovos com ómega 3. Estes são provenientes de galinhas a quem foram administrados ácidos gordos ómega 3 adicionais. Isso é bom para a galinha e bom para ti também.

Muitas pessoas dizem que preferem ovos biológicos. Mas os estudos mostram que quase não se nota a diferença. O que se nota é a diferença entre um ovo acabado de pôr e um que já está no mercado há muito tempo.

Sabias que é possível saber a cor de um ovo pelo lóbulo da orelha da galinha? As galinhas brancas põem normalmente ovos brancos e as galinhas castanhas põem ovos castanhos. Mas nem sempre é esse o caso. Repare nos lóbulos das orelhas das galinhas. Se forem brancos, temos um ovo branco! Se forem vermelhos, temos um ovo castanho. Mas o seu sabor não é diferente.

Sabe mais neste video
Ana e Dani conhecem as galinhas.

Queres visitar uma quinta com galinhas poedeiras?



Como criar um projeto interessante.

Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.