A vida de um porco

Ao longo de toda a sua vida, um porco viverá em diferentes lugares. Descobre aqui tudo o que precisas saber sobre a vida de um porco.

1. A Exploração de Porcos

O porco nasce de uma mãe (porca) e de um pai (varrasco).

Os leitões machos nascidos na maternidade vão para uma exploração de engorda para serem criados para carne, tal como algumas fêmeas. As fêmeas mais fortes vão para uma exploração de seleção para crescerem saudáveis e tornarem-se porcas reprodutoras. Uma vez que estas fêmeas tenham idade suficiente para terem os seus próprios leitões, serão transferidas para uma exploração de produção. Estas fêmeas tornar-se-ão mães dos seus próprios leitões, reiniciando o ciclo reprodutivo.

2. O Pavilhão de Inseminação

O Pavilhão de Inseminação é o lugar destinado à reprodução dos porcos, onde as porcas ficam prenhas. Para isso, recorre-se à inseminação artificial, na qual se recolhe o sémen do porco macho e se introduz no aparelho reprodutor da porca através de um cateter (como mostrado na ilustração). Para que a porca aceite ser inseminada, conta-se com a colaboração dos varrascos. Estes simplesmente passeiam-se à frente da fila das porcas e cheiram-se mutuamente. Ao permitir que as porcas sigam o seu instinto, o processo de inseminação torna-se mais fácil de realizar.

3. O Pavilhão de Gestação

As porcas prenhas são transferidas para o pavilhão de gestação, um lugar agradável e tranquilo, onde podem descansar. Elas precisam de descansar muito e de se alimentar bem para que os futuros leitões na sua barriga estejam saudáveis e cresçam adequadamente. É-lhes dada uma ração com fibra extra para que estejam contentes e saudáveis. Também podem passear, deitar-se e comer quando quiserem.

Uma porca costuma estar prenha durante 3 meses, 3 semanas e 3 dias. Este é chamado de período de gestação.

4. A Maternidade

Alguns dias antes do nascimento dos leitões, as porcas são transferidas para uma área conhecida como maternidade. Ali, elas darão à luz os leitões e irão amamentá-los durante um mês. Como os leitões são muito pequenos e as porcas de raças "brancas" são um pouco descuidadas, há um grande risco de, ao deitar-se, esmagarem sem querer as suas crias. Para evitar isso, foi projetado um sistema chamado "jaulas de parto" que permite à porca comer e acomodar-se sem problemas e aos leitões mamarem em segurança. De um dos lados, coloca-se uma lâmpada de calor para manter os leitões aquecidos.

O primeiro leite que os leitões recebem da sua mãe é chamado de colostro, um leite muito nutritivo que também os protege contra doenças. À medida que os leitões crescem, também recebem um alimento especial em forma de farinha ou alimento líquido.

Quando têm 20 dias de vida, passam a consumir ração para leitões em forma de grânulos. Os leitões permanecem na maternidade até aos 28 dias de vida e depois são transferidos para a recria.

 

5. A Recria

Os leitões são transferidos para a recria após o desmame e permanecem lá até terem 10 semanas de vida e pesarem entre 20-25 kg. Na recria, os machos são geralmente separados das fêmeas. Recebem uma alimentação saudável e nutritiva com todos os tipos de matérias-primas naturais, como cereais. Os porcos também comem alimentos que, de outra forma, seriam desperdiçados, como restos de padaria ou beterraba sacarina, que são incluídos como componentes da ração.

6. O Matadouro

Quando os porcos atingem um peso de 120 quilos, estão completamente desenvolvidos. Uma vez que os porcos atingem este peso, são levados para o matadouro. Os porcos são transportados em camiões especialmente concebidos para que estejam o mais confortáveis possível. Ao chegarem ao matadouro, descansam um pouco e depois são abatidos de uma forma tão rápida e limpa que praticamente não percebem. Após o abate, as diferentes partes do animal são separadas e preparadas para a venda no supermercado. A maior parte é consumida como carne.

Partes de um porco

Descubre agora de onde vêm as peças de porco que compras no supermercado:

Não apenas para carne

No entanto, os porcos não são criados apenas pela sua carne. Outras partes do seu corpo são utilizadas como subprodutos bastante variados. Na verdade, nada do porco é desperdiçado. Estes são muito importantes e necessários para nós.

Aqui estão alguns exemplos detalhados:

  • A sua pele é utilizada para fazer luvas, carteiras, sapatos ou remendos.
  • Do colagénio extraído da sua pele são feitas gelatinas, margarina sem gordura e doces.
  • As cerdas são utilizadas para fazer pincéis e trinchas.
  • Dos ossos são obtidos botões, cola, filtros de água ou esmalte para porcelana.
  • Os ácidos gordos e glicerina obtidos das partes gordurosas têm uma ampla variedade de usos: sabonetes, champôs, cremes anti-rugas, plásticos, ceras de cor, tintas, velas ou produtos impermeabilizantes.


Como criar um projeto interessante.

Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.