Por um lado e por outro

Quando um animal come, o alimento faz um longo percurso pelo seu corpo antes de sair pelo outro extremo sob a forma de excremento. Mas, como é que isto funciona? É exatamente isso que vamos explicar aqui.

Entra por um lado e sai pelo outro

Tal como os humanos, os animais precisam de comer para crescer, mover-se e manter-se em forma. Cada tipo de animal gosta de um alimento diferente. O alimento que um animal necessita depende do que come de forma natural, de onde vive e do seu sistema digestivo. Um porco e uma vaca não só são muito diferentes por fora, como também por dentro.

Digestão

Embora os animais sejam muito distintos entre si, na hora de aproveitar o alimento a grande maioria funciona da mesma maneira. A comida entra sempre pela boca, desce pelo esófago (canal alimentar) até ao estômago e, finalmente, chega aos intestinos. Tudo o que não pode ser digerido acabará por sair sob a forma de excrementos. Este processo chama-se digestão.

Mas, se olharmos mais atentamente, há muitas diferenças entre os diversos tipos de animais. Por exemplo, uma vaca tem quatro estômagos e rumina a sua comida parcialmente digerida, enquanto um porco tem apenas um estômago como nós. A galinha tem dois estômagos, além de um órgão muito especial chamado papo, mas não tem dentes para mastigar a comida. Por isso, a galinha armazena o alimento no papo durante algum tempo, juntamente com saliva e substâncias que o preparam para a digestão (chamadas enzimas). Uma vez que a comida está húmida e macia, continuará o seu caminho através do sistema digestivo.

Animais diferentes, alimentos diferentes

Enquanto um animal pode preferir principalmente ervas, outro pode preferir sementes, insetos ou carne. Um animal que se alimenta apenas de carne é chamado carnívoro. Um animal que se alimenta apenas de plantas ou sementes é chamado herbívoro. E um animal que se alimenta tanto de carne quanto de plantas ou vegetais é chamado omnívoro. Os seres humanos são omnívoros, por isso comemos carne e vegetais, assim como as galinhas e os porcos. Uma vaca é um exemplo de herbívoro.

Devido às diferenças significativas entre os animais quanto ao que comem e como digerem os alimentos, na De Heus garantimos que cada tipo de animal receba uma ração adaptada às suas necessidades específicas, especialmente de acordo com sua espécie ou idade. Temos rações especiais para vacas, galinhas, porcos e muitos outros animais. Também fabricamos rações especiais para leitões, porque um leitão precisa de uma nutrição diferente de um porco adulto para ajudá-lo a crescer. Um vitelo com poucas semanas de vida tem requisitos alimentares diferentes dos da sua mãe.

Rações equilibradas

Dispor de rações adequadas é muito importante para os animais, pois uma alimentação equilibrada ajuda a mantê-los saudáveis. Mas o que torna a ração adequada para eles? E como são produzidas estas rações?

 

1.jpg

Sabias que muitos animais da quinta não só comem ração granulada, mas também outros alimentos como milho, feno e erva?



Como criar um projeto interessante.

Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.