Médicos de aves
Como criador de galinhas e frangos, é crucial prestares muita atenção à saúde de todos eles na tua quinta. Ana e Dani vão explicar-te exatamente como tudo funciona!
Doutor! Doutor!
As vacinas das galinhas
Durante a fase de criação, todas as galinhas poedeiras recebem várias vacinas (por injeção, na água de bebida ou através de spray), tal como os humanos.
As vacinas ajudam a prevenir muitas doenças nas galinhas, mas também podem surgir problemas mais tarde. Estes podem ser:
- Vírus: semelhantes aos que afetam as pessoas, contra os quais não podemos fazer muito além de deixar a doença seguir o seu curso.
- Infeções bacterianas: temos medicamentos, como os antibióticos, para combatê-las, mas o seu uso segue normas rigorosas para evitar efeitos secundários indesejados.
- Parasitas: são muito incómodos para uma galinha. Podem ser ácaros vermelhos, por exemplo, que picam e causam comichão, ou vermes. No entanto, não há motivo para preocupações: o veterinário pode ajudar com esses problemas!
Sabias que o criador das galinhas, o veterinário e os especialistas da De Heus trabalham juntos para manter os animais saudáveis? Fazemos isso vacinando-os, mantendo o clima adequado no pavilhão e, é claro, dando-lhes a ração adequada.
Revisão veterinária
Como sabe o veterinário se as galinhas estão saudáveis ou não?
O criador e o veterinário caminham entre as galinhas para as ouvir. Estão as galinhas felizes? Na maioria das vezes, as galinhas estão bem. Mas às vezes, como nós, podem adoecer. Por exemplo, podem parecer constipadas. Se cacarejarem muito, podem estar stressadas. As galinhas e os galos podem ficar stressados se estiver demasiado calor. E quando isso acontece, os seus corpos aquecem ainda mais por dentro devido ao sistema digestivo. Claro, não podem tirar as penas como um casaco. Apenas podem refrescar-se através da crista da cabeça e ofegando. Felizmente, o criador pode ajudá-las utilizando o sistema de climatização para tornar o pavilhão mais fresco quando está muito calor lá fora, para que as galinhas se sintam mais confortáveis dentro.
Queres saber mais?
Como criar um projeto interessante.
Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.