Os ingredientes do chef
Na De Heus, fabricamos rações em grandes quantidades. Mas para produzir toda essa ração, primeiro precisamos de comprar os ingredientes, ou como nós os chamamos: as matérias-primas. Vejamos quais são as principais.
CEREAIS
Cereais são grãos ou sementes da família das gramíneas que podem ser utilizados como alimento. Por exemplo, o trigo, o milho, a cevada e a aveia são cereais frequentemente utilizados para alimentar pessoas e animais.
Os cereais mais utilizados na alimentação animal incluem a cevada, o trigo, o milho, o centeio e a aveia.
Características nutricionais dos cereais:
- Fornecem uma grande quantidade de energia e nutrientes.
- Cerca de 65-75% do seu peso total são carbohidratos, 6-12% são proteínas e 1-5% são gorduras.
- São uma excelente fonte de fibra, vitaminas e minerais quando consumidos na forma integral.
- Vitaminas: A, B1, B2 e E.
- Minerais: ferro, potássio, fósforo e cálcio.
Sabias que o milho se diferencia dos outros cereais pelo seu alto conteúdo em carotenos ou provitamina A?
As Proteínas
As proteínas constituem aproximadamente metade do peso dos tecidos do organismo e estão presentes em todas as células do corpo. Desempenham um papel fundamental no crescimento e na síntese e manutenção de vários tecidos ou componentes do corpo, como a hemoglobina, vitaminas, hormonas e enzimas. Para entender melhor, as proteínas são como os tijolos usados para construir os nossos músculos.
Matérias-primas do resto do mundo
A De Heus também utiliza matérias-primas provenientes de outras partes do mundo. A soja, por exemplo, é um ingrediente muito importante para nossas rações. Desde 2015, só utilizamos soja produzida de forma responsável, respeitando importantes requisitos ambientais e sociais para as pessoas que a cultivam.
Subprodutos da alimentação humana
Além das matérias-primas, também utilizamos subprodutos do processamento de alimentos para humanos. Por exemplo, o açúcar é produzido a partir da beterraba. Após a extração do açúcar da beterraba, o que resta é chamado de polpa de beterraba, que é uma excelente matéria-prima para a alimentação animal. Também utilizamos subprodutos como restos de batata após o processamento de batatas fritas, sobras de padaria ou resíduos de girassol.
Os alimentos para animais podem chegar a ter mais de 50% de subprodutos da alimentação humana. Ao utilizar esses subprodutos, aproveitamos matérias-primas que de outra forma se tornariam resíduos, o que é ótimo para o meio ambiente.
Como criar um projeto interessante.
Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.