O que comem os frangos e as galinhas?

Os frangos e as galinhas comem de tudo, ou seja, tanto vegetais como carne. A Ana e o Dani contam-te tudo sobre a dieta destes animais.

O que comem os frangos e as galinhas?

Os frangos e as galinhas comem de tudo, ou seja, tanto vegetais como carne, e por essa razão são considerados omnívoros. Lembremos que um carnívoro apenas come carne e um herbívoro apenas vegetais ou plantas.

Os frangos naturalmente alimentam-se de sementes e cereais. Nas explorações avícolas, recebem cereais como aveia, trigo, cevada e milho. Também consomem subprodutos da indústria alimentar, como farinha de soja e de colza, e resíduos de girassol. Desta forma, os frangos reciclam o que os humanos não consomem. Por último, recebem uma mistura especial que contém todas as vitaminas e minerais de que o frango necessita.

Descobre mais sobre os subprodutos da alimentação humana.

Os frangos de crescimento rápido e as galinhas poedeiras não consomem de todo o mesmo tipo de alimento. Isto deve-se ao facto de as galinhas necessitarem de pôr ovos e os frangos de crescimento rápido precisarem de crescer, por isso a dieta que recebem ao longo da vida vai mudando para se adaptar às suas necessidades específicas.

Web-Feed_chicken_pyramid_de_heus.jpg


Ração para frangos de engorda

A alimentação dos frangos de engorda divide-se em 4 etapas:

É o que os frangos comem durante a primeira semana. O seu sistema digestivo ainda não está completamente desenvolvido, por isso ainda comem grânulos muito pequenos, quase tão pequenos quanto migalhas de pão.

Este é o alimento que os pintos recebem após aproximadamente uma semana. Os grânulos são agora um pouco maiores. O seu sistema digestivo já está um pouco mais desenvolvido. Portanto, parte da sua dieta é composta por trigo. Isso significa que a sua moela (um órgão que ajuda na digestão) começa a trabalhar. Os pintos precisam de crescer muito, por isso é-lhes permitido que comam bastante.

Os grânulos de ração, nesta etapa, são ainda maiores, podendo chegar até três milímetros de comprimento. Os franguinhos já cresceram bastante, por isso conseguem comer os grânulos maiores com facilidade. Nesta fase, os franguinhos recebem um pouco mais de trigo do que antes. O seu sistema digestivo já está suficientemente desenvolvido para digerir o trigo.

Esta é a ração que os frangos comem para crescer. Os frangos são agora ainda maiores do que antes, por isso podem comer grânulos maiores.

. . .

Frangos de engorda


Ração para galinhas poedeiras

As galinhas poedeiras necessitam de uma dieta variada:

As galinhas pequenas recebem uma ração especial durante as duas primeiras semanas de vida. Esta ração contém partículas muito pequenas.

É o alimento que as pintainhas recebem até às 5 semanas de idade. A ração é ligeiramente mais grossa e tem uma composição diferente.

Este alimento é adequado para frangas até às 9 ou 10 semanas de idade.

As frangas recebem este alimento até às 17 semanas de idade.

As galinhas poedeiras comem este alimento até que as primeiras do bando estejam prontas para pôr ovos. "Pré" significa "antes", portanto, "antes da postura".

Esta é a alimentação fornecida às galinhas até às 30 semanas para se habituarem ao alimento que receberão para se tornarem boas poedeiras. Esta fase é chamada de ''pré'' antes do ''pico de postura'', a fase 1 da postura, o período de maior produção de ovos.

As galinhas comem esta ração durante seu período de máxima postura, até cerca de 45 semanas de idade. Os ovos ficam maiores, e elas precisam de uma ração diferente.

Este alimento é adequado para galinhas até às 70 semanas de idade.

Este alimento é dado às galinhas nas suas últimas semanas de vida, até às 90 semanas ou mais.

. . .

Por esta altura, já sabes que o ovo é um alimento muito nutritivo, e como viste, a galinha está constantemente a produzir até seis ovos ao mesmo tempo! Para conseguir isso, as galinhas têm de estar muito bem alimentadas, primeiro para crescer e desenvolver-se adequadamente e depois para realizar este magnífico trabalho!

Galinhas Poedeiras Infografia

Galinhas Poedeiras Infografia

 

 

Sabias que a alimentação das galinhas poedeiras muda ao longo da sua vida? Isso deve-se principalmente à quantidade de cálcio que elas precisam para produzir as cascas dos ovos. Uma galinha grande põe um ovo grande, e para isso ela precisa de muito cálcio.

Lê mais factos curiosos...

Guloseimas saborosas

As galinhas têm menos papilas gustativas do que nós: apenas 24, em comparação com cerca de 9.000 papilas gustativas nos humanos e entre 300 e 400 num papagaio, por exemplo. Então, poderias pensar que uma galinha não pode saborear muito. Mas isso não impede que ela goste de guloseimas para galinhas, feitas com sementes saborosas e crustáceos ou larvas.

Pré-misturas

Na De Heus, há chefs que preparam deliciosas refeições para frangos e galinhas poedeiras. Além disso, produzimos pré-misturas que incluem vitaminas, minerais e oligoelementos saudáveis. Por exemplo, algumas contêm cálcio para fortalecer os ossos e as cascas dos ovos. Frangos maiores também comem pedrinhas (cálcio) para auxiliar na digestão dos alimentos pelas moelas.

Assim, os cozinheiros da De Heus conhecem os frangos e as galinhas profundamente. Eles sabem exatamente do que os animais precisam para se alimentar, não apenas para produzir carne ou pôr ovos, mas também para fortalecer o seu sistema imunitário para que se mantenham saudáveis.



Como criar um projeto interessante.

Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.