Do bico ao rabo

Há muito para aprender sobre os galos e as galinhas. Sabias que eles não têm dentes? Ou que têm dois estômagos? Não sabias? Não sabes até saberes! A Ana e o Dani estão ansiosos por te contar mais.

O interior de um frango e de uma galinha

Os galos e as galinhas, como outras aves, não têm dentes. Eles apanham o alimento com o bico, e este passa pelo esófago até chegar ao papo. O papo é uma bolsa onde o alimento é armazenado por um tempo e amolecido. Quando está suficientemente macio, o alimento passa para o primeiro estômago: o proventrículo (que palavra difícil!). Aqui, são adicionados ácidos e enzimas ao alimento, facilitando a sua decomposição. O que resta segue para o segundo estômago: a moela. A moela contém pequenas pedras que a ave também comeu, as quais ajudam a triturar a comida para reduzir seu tamanho, desempenhando um papel semelhante ao dos dentes. Do intestino, o alimento não digerido é excretado na forma de fezes.

Sistema digestivo galinha

Sabias que os frangos e as galinhas não sabem nadar? Se eles ficam muito quentes, precisam de outra maneira de se refrescar. Uma galinha tem um sistema de arrefecimento muito especial, a crista. A crista é a parte vermelha da cabeça da galinha e sempre está mais fria que o resto do corpo. O sangue que flui por ela ajuda a galinha a refrescar-se. Mas uma galinha também perde calor ofegando como um cão!

Lê mais factos curiosos sobre os frangos e as galinhas.

Todos do mesmo lugar?

Pode parecer um pouco estranho, mas os ovos e os excrementos saem da mesma parte da galinha. Pensa nisso como um sistema de canalização: duas "tubagens" convergem para uma saída, que neste caso é a cloaca da galinha.

Falando em ovos... Sabes como são formados?

No início do aparelho reprodutor da galinha, estão os folículos, de onde saem pequenas gemas/células que se transformarão no ovo que todos conhecemos. Isso ocorre à medida que atravessam o oviduto (ovi + ducto = conduto por onde passa o ovo).

Um ovo leva sete dias para se formar completamente e estar pronto para ser posto, e como cada galinha tem muitos folículos que continuamente libertam gemas, quando um ovo é posto, outros seis estão a ser formados dentro do corpo da galinha. Dessa forma, uma galinha é praticamente capaz de pôr um ovo todos os dias!



Como criar um projeto interessante.

Então, deram-te um projeto para trabalhar. Não sabes por onde começar? Não te preocupes. Com estas dicas da Ana e do Dani, certamente irás sair-te bem.