A nave de gestação
Quando uma porca está prenha, deita-se sobre a palha na nave de gestação. A gestação refere-se ao período em que o futuro leitão está a crescer dentro dela, daí o nome "nave de gestação". Aqui, as porcas recebem uma alimentação especial com fibra extra para estarem contentes e saudáveis. Além disso, nesta nave podem dormir confortavelmente juntas.
A maternidade
Quando os leitões estão prontos para nascer, a porca vai para a maternidade. Aqui, a porca pode estar com os seus leitões. Uma única porca pode ter por vezes uma ninhada de mais de 15 leitões. As barras impedem que a porca se deite em cima dos seus leitões. Quando a porca está deitada, todos os seus leitões podem mamar.
O que comem os leitões?
Durante os primeiros dois dias, os leitões bebem colostro (o primeiro leite que recebem da mãe), seguido de leite normal. Os leitões também são alimentados com ração. Aos 28 dias, os leitões são desmamados para que possam começar a comer por si próprios.
Manter o calor
Também há uma lâmpada de calor na maternidade. Os leitões são ainda pequenos e não conseguem manter-se quentes por si próprios. Por isso, a lâmpada ajuda-os a manterem-se quentes.
Treino para ir à casa de banho
Os porcos são mais limpos do que pensas. Quando os leitões são pequenos, têm de aprender a ir à casa de banho sozinhos. Até então, os seus dejetos caem por uma grelha. Mas quando crescem, fazem as suas necessidades num local apropriado, tal como nós vamos à casa de banho.
Água, água por todo o lado
Há uma torneira com água limpa na nave, para que os porquinhos possam beber quando quiserem. Às vezes, recebem água com sumo de limão. Eles adoram o seu sabor, e além disso, é muito saudável para eles.
Descobre esta e mais informação no seguinte vídeo:
Ana e Dani visitam uma exploração suinícola